Curso Online: CSS3 com Sass e Compass – Gratuito!
Ei pessoal,
Lançando o segundo curso online gratuito aqui no blog. Dessa vez será sobre Sass e Compass.
Para quem trabalha com desenvolvimento web, saber CSS é uma necessidade constante. E o Sass e Compass tornam nossa vida de desenvolvedor e webdesigner bem mais fácil.
Esse curso também é muito útil para quem trabalha com ExtJS 4 e Sencha Touch. No curso de ExtJS 4 também farei uma abordagem sobre esse tema.
Ementa do Curso
Segue então a ementa do curso:
Introdução ao Sass:
- Overview sobre Sass e Compass (33:34 min)
- Instalando Sass + Hello World (11:56 min)
- Compilando Sass em CSS usando Linha de Comando (11:47 min)
- Compilando Sass em CSS usando IDE (08:52 min)
- Trabalhando com Variáveis no Sass (19:16 min)
- Trabalhando com CSS Aninhado
- Importando outros arquivos Sass
- Trabalhando com Mixins
- Trabalhando com Herança
Mais Sobre Sass – Avançado:
conteúdo a ser definido
Compass:
conteúdo a ser definido
CSS com Blueprint:
conteúdo a ser definido
Material
Todo o conteúdo do curso será publicado GRATUITAMENTE.
Os posts e/ou vídeos serão publicados aqui no blog, e à medida que serão publicados, vou atualizando esse post para referência a todo o curso.
Os vídeos (caso tenha vídeo) serão publicados nos meus canais do Vimeo e/ou Youtube. Os slides (caso tenha slide) serão publicados no meu Slideshare e todo o código estará disponível nos meus repositórios do GitHub.
Quando um novo post do curso for postado, anunciarei no meu twitter e facebook. Ou você também pode assinar o RSS do blog para se manter atualizado!
A grade do curso pode sofrer alterações. Também estou aberta a sugestões!
OBS.: vou postar as aulas à medida que tiver tempo para gravá-las. A única aula que sempre me comprometo a publicar 1 aula por semana é a do curso de ExtJS 4.
Gostaram do novo curso?
Comments (37)
Links to this Post
- [Curso CSS3 com Sass e Compass] Aula 02: Instalação e Hello World | Loiane Groner | 07/03/2012
- [Curso CSS3 com Sass e Compass] Aula 03: Sass com Linha de Comando | Loiane Groner | 13/03/2012
- [Curso CSS3 com Sass e Compass] Aula 04: Sass com IDE: Scout | Loiane Groner | 22/03/2012
- [Curso CSS3 com Sass e Compass] Aula 05: Variáveis | Loiane Groner | 26/04/2012
- Mini-Tutorial Sass y Compass | 28/09/2012
- Mini-Tutorial Sass y Compass | 19/10/2012












gostei demais e me será muito útil! desejo que continue com o bom trabalho!
Valeu Loiane… Rock’n Roll!
Suas aulas são ótimas, estou na expectativa das aulas de Sencha touch.
Obrigado por disponibilizar seu tempo, Deus te abençoe.
Obrigado Loiane Groner!! Parabéns!
Boa tarde, sua aulas são ótimas, continue sempre assim, que DEUS sempre de sabedoria a vc….
Parabens , pessoas como voce compartilham e contribuem com o crescimento de todos .. (: t+
Caracas, conteúdos excelentes, depois que conheci seu blog, estou sempre ligado nele…inclusive já passei pra galera da minha turma e muita gente ficou interessado…Estou acompanhando o curso de ExtJS4 e agora o Sass + Compass, ótimo, parabéns.
Agora, uma dúvida: você falou nessa overview do curso de Sass + Compass em algo como “Roume ou Houme” uma nova maneira de escrever HTML, não entendi muito bem e dei uma breve pesquisada no google sobre os termos e não encontrei nada, deve ser por o termo está errado, então você tem algum material de referência pra pesquisa?
Estou na fase de decidir o que fazer no meu trabalho final da faculdade e estou quase decidido fazer algo do tipo: ExtJS4 + Sass + Compass no desenvolvimento de aplicações web, tendo você como principal referência para o artigo! O que achas, pode me dá esse apoio?? (se bem que já fornece né, só o fato de publicar gratuitamente cursos da área, mas nesse caso, na publicação de um artigo sobre esse tema, acho que o crédito que seu nome ganharia nele seria bem interessante!). No aguardo de retorno!
Haml (Remol) é bastante utilizado pela comunidade rails.
Tem alguns exemplos da sintaxe aqui:
http://imasters.com.br/artigo/16575/desenvolvimento/o-trio-haml–rubyonrails–sass
Mais sobre no github: https://github.com/haml/haml
Boa tarde a todos, esse trabalho que você vem desenvolvendo tem ajudado a muita gente que anda iniciando em novas tecnologias de desenvolvimento de aplicações, tenho aprendido muito com seus videos, esses cursos vem me deixando maravilhado. Gostaria de te parabenizar pela iniciativa e que DEUS ilumine seu caminho sempre.
Boa tarde, tem duas videos aulas que vc colocou tempo de duração, porem, provavelmente vc tenha esquecido de liberar
Compilando Sass em CSS usando Linha de Comando (11:47 min)
Compilando Sass em CSS usando IDE (08:52 min)
Oi Nelson,

Essas aulas serão liberadas apenas nas próximas semanas.
Se eu conseguir, vou postar 1 aula por semana, mas não posso prometer devido a outros projetos pessoais que tenho!
[]‘s
Boa noite Loiane. Eu estou muito impressionado com o conteúdo de seu site. Muito legal, muito legal mesmo. É fantástica a contribuição de conhecimento. Infelizmente até então não conheci nenhum material em português tão completo e bem feito como estas vídeo aulas. Parabéns, seu site agora faz parte de meus favoritos. Grande abraço.
Muto bom mesmo, parabéns e que Deus lhe de em dobro…
Olá Loiane você merece tudo de bom nessa vida, parabéns!
Olá Loiane
Está de parabéns. Gostei muito do conteúdo e das video-aulas.
Muito bom Loiane!
Obrigado e parabéns pela iniciativa!
Realmente muito bom! Pena que não tem as novas aulas publicadas para continuar os estudos. Assim que puder continue, a comunidade agradece e espera ansiosa!
Estou ancioso pela continuação das aulas Loiane!
Conheci seu trabalho recentemente e estou adorando sua didática e os seus cursos.
Se for possível continue o de SASS.
Muito obrigado!
olá! quero trabalhar com você.
bom d+ gostei pra caramba do blog e todo o conteúdo do mesmo. por favor continue a aula sobre Sass e Compass. Obrigado mesmo
bom d+ gostei pra caramba do blog e todo o conteúdo do mesmo. por favor continue a aula sobre Sass e Compass. Obrigado mesmo
Parabéns…todos os conteúdos com MUITA qualidade.
Muito bom o curso, parabéns Loiane, você merece todo o sucesso do mundo!
Alguém sabe alguma IDE que troque a cor dos aequivos SCSS? Por que é muito confuso fazer uma folha de estilos inteira e toda branca!
Parece que eu to no Prompt de comando.
Oi Ronaldo,
Eu uso o sublime text 2, a cor fica diferenciada.
[]‘s
Instalei esse e bombô no meu sublime text 2…
https://github.com/nathos/sass-textmate-bundle
Oi Ronaldo, esse é para textmate e não sublime text!
Parou?
Oi Rafael, como estou escrevendo meu novo livro, os cursos aqui no blog estão em pausa.
Loiane Groner Previsao de volta?
Oi, como estou escrevendo meu novo livro, os cursos aqui no blog estão em pausa.
Excelente curso, iniciei hoje, agora vou poder economizar algumas dezenas de linhas de código.
Excelente, obrigado por nos mover a esse belo post. Esperamos com isso evoluir a web!