[Curso Phonegap / Cordova] Aula 01: Introdução ao Phonegap

Olá pessoal,

Vídeo/Screencast de hoje: primeira aula do curso de phonegap /cordova aqui do blog!

Na aula de hoje vamos ver uma introdução e ver o que podemos e o que não podemos fazer com phonegap. Vamos ver o que é o phonegap e o que não é o phonegap.

Quem quiser ver todas as aulas já publicadas, é só clicar aqui.

Espero que gostem dessa aula e fico no aguardo do feedback de vocês! icon smile [Curso Java Básico] Aula 11: Variáveis   Tipos Primitivos

Vídeo:

Youtube: http://youtu.be/dmDRZx-2xJE

Slideshare:

Até a próxima! :)

20 thoughts on “[Curso Phonegap / Cordova] Aula 01: Introdução ao Phonegap

  1. Muito boa a iniciativa,
    não querendo abusar, gostaria de saber se vc tem ideia de qual será o intervalo entre as aulas??

    E, novamente, parabéns.

  2. Parabéns Loiane ficou show!
    Tenho uma pergunta, você falou que pra desenvolver com phonegap para ios eu tenho que ter o objective c, pro android o java, pro windows phone o visual studio. Isso eu não entendo um ponto, a ideia não era eu desenvolver em HTML5, css e javascript? Pra isso eu não precisaria dessas IDEs.

    1. Oi Arthur,
      É aí que entra a confusão. O seu código vai ser html/js/css, mas o seu projeto não. O seu projeto continua sendo nativo, por isso vc precisa do ambiente nativo configurado, que na maior parte das vezes é feito via instalação das IDEs. Apenas o SEU código é web, mas vc continua trabalhando num projeto nativo como qualquer outro. Vou falar sobre isso nas próximas aulas.

      1. Obrigado por esclarecer Loiane, por favor comente mais sobre isso nas aulas, porque esse ponto não vejo falarem tanto!

  3. Parabéns pelo sucesso e pelo material produzido Loiane. Grande qualidade nas explicações e exemplificações. Abraços.

  4. Muito bom. Parabéns pela iniciativa e obrigado pelo compartilhamento de conhecimento.
    Um dúvida: Com relação a integração com webservices, com o phonegap é tranquilo? Preciso de algum outro framework ou ferramenta?

    1. Oi David,
      Como falei na aula, a única coisa que o phonegap faz é o acesso nativo.
      Toda a parte de componentes visuais, integração com código server deve ser feito usando javascript/html/css puro ou algum framework, como por exemplo o jquery mobile. Nesse caso vc faria a chamada com jquery via ajax – e no server vc usaria cors. Veja um exemplo: http://www.loiane.com/2014/01/requests-ajax-com-cross-origin-resource-sharing-cors-entre-sencha-touch-e-extjs-e-backend/
      []’s

Comments are closed.